Você sabia que a criação de abelhas-sem-
ferrão (meliponicultura), é uma atividade sustentável que não apenas preserva o meio ambiente, mas também gera renda para agricultores familiares? O projeto Abelha Viva, promovido pelo Instituto Natureza e Turismo (Pronatur), em parceria com a Empresa Mato-Grosense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT), visa fortalecer a produção de mel e derivados no Estado de Mato Grosso, capacitando comunidades e promovendo a biodiversidade, por meio da meliponicultura.
As abelhas-sem-ferrão são polinizadores essenciais que aumentam a produtividade agrícola e contribuem para a preservação de espécies nativas. Além do potencial ecológico, a meliponicultura, possibilitará aos assistidos pelo projeto: produzir mel de alta qualidade, já que esse possui características únicas e é altamente valorizado no mercado.
Gerar renda adicional com a comercialização de mel, própolis e outros produtos derivados pode incrementar a renda familiar. E contribuir para a sustentabilidade, uma vez que, ao adotar práticas de meliponicultura, você contribui com a preservação do meio ambiente e a biodiversidade local.
Nosso projeto promove essa nova atividade econômica por meio da capacitação e treinamento, com cursos práticos e teóricos para capacitar 40 líderes e técnicos em meliponicultura, que se tornarão multiplicadores de conhecimento nas comunidades.
Garantimos também a assistência técnica contínua para a instalação e manejo das colmeias, assegurando o sucesso da atividade.
E, além disso, foram distribuídas, no início deste ano, 700 colmeias de abelhas-sem-ferrão para 70 famílias em 7 municípios de Mato Grosso, promovendo a inclusão e o desenvolvimento local.
A produção dos novos meliponicultores começou e os responsáveis técnicos pelo projeto vêm realizando visitas nas colmeias para orientá-los e atestar a qualidade do mel produzido.
A meliponicultura é mais do que uma atividade econômica; é uma forma de promover a harmonia entre o homem e a natureza.
Quer saber mais sobre o projeto "Abelha Viva"? Confira nossa galeria de fotos e siga-nos nas Redes Sociais!